A MASSOTERAPIA

A massoterapia é a massagem aplicada para fins terapêuticos. É feita com várias técnicas, que podem ser aplicadas a várias partes do corpo, ou de forma contínua no corpo todo, curando traumas físicos, aliviando estresse psicológico, para controlar dores, melhorar a circulação e aliviar a tensão. Esta massagem utiliza a manipulação manual dos tecidos moles do corpo, porém também podem ser feitos movimentos nas articulações da pessoa e fazer aplicações de calor, frio e vibrações.
 A massoterapia conta com cinco técnicas, que são deslizamento, amassamento, fricção, pinçamento e vibração. O deslizamento, como já diz, é a técnica em que o massoterapeuta desliza as mãos sobre a superfície do corpo, mas com pressões diferenciadas, que podem ser suaves, médias e profundas e nas direções longitudinais, transversas e oblíquas.
Já o amassamento pressiona e comprime toda a superfície das mãos sobre os músculos, e tem ação fisiológica e atuando sobre os tecidos epitelial, nervoso, sanguíneo, linfático, adiposo e glandular, auxiliando no fortalecimento do retorno venoso, além de desintoxicar as fibras musculares.
A fricção é o deslizamento das mãos sobre a superfície do corpo fazendo movimentos circulares, curtos, rápidos e alternados, produzindo calor no local. Esta técnica pode ser aplicada no corpo todo e deve começar suave.
O pinçamento é feito em movimento dos dedos que espremem e pinçam músculos e ligamentos, usando dois, três ou cinco dedos. Estimula a circulação sanguínea, ativa músculos, manipula aderências e ajuda na flacidez.
A última técnica é a vibração, que é feita com a palma das mãos pressionando a pele. Essa massagem possui um efeito calmante, analgésico e antiespasmódico, atua sobre as terminações nervosas e também ativa a circulação.