ALÍVIO DA FIBROMIALGIA COM AYURVEDA
A fibromialgia é caracterizada por dor musculoesquelética generalizada e sensação de pressão dolorosa em pontos específicos (pontos dolorosos). É reconhecido como uma síndrome, considerada uma doença reumática e consiste em uma anormalidade na percepção da dor, de modo que são percebidos como dolorosos, estímulos que geralmente não são. Além da dor, a fibromialgia pode causar rigidez generalizada, especialmente quando se levanta pela manhã e uma sensação de inchaço e formigamento nas extremidades. Outros sintomas de fibromialgia podem incluir: sono agitado, cansaço ou letargia duradoura que são agravados após algum esforço, diminuição da capacidade digestiva, palpitações, dores de cabeça severas, perda de memória de curto prazo, hipersensibilidade sensorial, ansiedade e depressão.
É diagnosticado quando há alterações em uma determinada pessoa que coincidem com as que foram previamente estabelecidas por especialistas para seu diagnóstico.
No presente, de uma perspectiva ocidental, não há causa conhecida. O estresse, predisposição genética, infecções virais, hormonais e de neurotransmissores desequilíbrios, bem como a influência de fatores psicológicos e sociais poderiam ser envolvidos como possíveis gatilhos, mas mesmo sua origem é indefinida.
O objetivo do tratamento é direcionado ao alívio da dor e aos sintomas associados, a fim de melhorar a qualidade de vida da pessoa que sofre dessa doença.
Fibromialgia e Ayurveda
Esta síndrome é encontrada em textos clássicos como uma doença que pertence ao grupo de doenças do sistema nervoso (Vata Vyadi). O agravamento de Vata dosha desestabiliza o sistema nervoso e pode criar hipersensibilidade que leva a dor e sensibilidade.
Para o Ayurveda, as causas que produzem esta doença são:
- Fraqueza de Agni (capacidade digestiva) e aumento de Ama (toxinas ou material não digerido ou parcialmente digerido). O acúmulo de Ama não só piora mais e mais o funcionamento do fogo digestivo, mas também evita o fluxo de nutrientes para os tecidos do organismo.
- Desequilíbrio do Vata e Pitta Dosha, geralmente as pessoas que sofrem de Fibromialgia têm uma constituição predominantemente Vata, ou Vata-Pitta, ou Pitta-Vata.
- Alteração do metabolismo e consequentemente afectação de Ojas (sistema imunológico). Ao longo do tempo, todo o organismo é comprometido pelo acúmulo de toxinas.
- Amor emocional, isto é, emoções tóxicas que têm sua raiz no medo, tais como: ansiedade, raiva e traumas associados ao ressentimento.
- Um estilo de vida que agrava o Vata dosha, por exemplo: horários irregulares, maus hábitos de sono, alimentos secos, crus e frios, conversações excessivas, estresse excessivo, trabalho e viagens, estimulação sensorial, entre outros.
- Constipação
Recomendações para o alívio da Fibromialgia de acordo com Ayurveda
O Ayurveda contempla o ser humano como um microcosmos do macrocosmo, composto por cinco elementos do universo manifesta-se por três forças cósmicos (gunas) que são o objeto de todos. Portanto, para tratar um paciente com esta síndrome, não devemos apenas integrar a abordagem do tratamento médico em curso, mas tratar o paciente como o ser único que ele é. Isso indica claramente que, da perspectiva de Ayurveda, seu tratamento é individualizado. Algumas diretrizes que eu posso recomendar são:
- Aterapia dietética: o pilar do tratamento é seguir uma dieta quente, nutritiva de acordo com a constituição individual, com a combinação certa de alimentos é vital para apoiar o Agni (fogo digestivo) e incentivar o desenvolvimento de tecido saudável. Sem uma mudança efetiva na dieta, todos os outros aspectos do tratamento serão afetados, limitando seus benefícios.
- Especiarias: é ideal para incluir o uso de especiarias porque fortalecem o fogo digestivo, são recomendados: cominho, coentro, manjericão, gengibre, açafrão e asafetida. A cúrcuma é muito útil para suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
- Evite o consumo de café e álcool.
- Meditação diária: somos seres psicossomáticos, portanto, esta prática é junto com a dieta uma das principais ferramentas do Ayurveda para a cura da mente. Está demonstrado que devido à relação íntima entre corpo e mente, a meditação faz parte de um tratamento integral não só na Fibromialgia, mas em qualquer outra doença crônica.
- Estilo de vida: as Sadhanas devem ser adaptadas para permitir a nutrição correta do indivíduo através dos 5 sentidos do conhecimento, o que contribuirá para o controle da mente e, consequentemente, proporcionará suporte ao sistema nervoso. Do mesmo modo, devem ser estabelecidas rotinas e esquemas rigorosos que são respeitados, uma vez que a regularidade favorece o equilíbrio do Vata dosha.
- Massagens: proporcionam um efeito profundamente relaxante e o equilíbrio de todo o sistema nervoso. Movimento e fricção geram calor que ajuda a mobilizar toxinas (Ama) dos tecidos. Shirodhara é ideal para acalmar a mente e aliviar sintomas como ansiedade, insônia, dores de cabeça e palpitações.
- Asanas: Yoga restaurativo é ideal, bem como prática diária de shavasana por 15 a 20 minutos.
- Ervas: as preparações de ervas ayurvédicas são recomendadas como um alimento sutil que fornece suporte na eliminação de Ama, o alívio da dor, o aumento da vitalidade (imunidade). Eles são indicados (como todas as ferramentas do Ayurveda) de forma individualizada.
Fibromialgia é uma doença crônica, portanto o tratamento deve ser aplicado com paciência e perseverança. Deve ser lembrado em todo o tempo que, para o Ayurveda, somos seres únicos unidos em uma única consciência universal, portanto, a terapia é sempre individualizada. Cada uma das ferramentas que Ayurveda nos dá tem um papel importante a desempenhar. A prática do yoga: asanas, pranayama, meditação e estudo da filosofia espiritual são importantes não só para a cura física, mas para o aumento da qualidade de Sattva no indivíduo, pois somente através de uma vida sáttvica é possível a cura.
Confie em você e na divina força do universo!