JALA NETI



Outono, inverno junto com ele, temperaturas mais baixas, ventinho gelado, tempo mais seco e também gripes, resfriados, sinusites e várias outras “ites”, que comprometem o sistema respiratório.

Para minimizar o desconforto que sentimos nas narinas, podemos lançar mão de um kriya bastante conhecido dentro do Yoga: o Jala Neti.

Os kriyas são técnicas de purifcação das mucosas, e o Jala Neti é o kriya que usamos para limpeza das narinas.

O que é Jala Neti?

O jala neti refere-se a uma atividade de higienização das fossas e da mucosa nasal que se faz usando um recipiente chamado de Lota, juntamente com água morna e sal.

Essa limpeza natural elimina o acúmulo de muco, de outras impurezas tais como micro-organismos patogênicos e drena os seios paranasais de modo que auxilia na prevenção e no tratamento de diversas doenças como sinusite, rinite, resfriado, gripe, alergias respiratórias, etc...

Também mantém saudáveis os mecanismos de secreção e drenagem do ouvido, nariz e garganta, prevenindo contra inflamações oculares, da garganta e dos ouvidos. Muito útil em casos de Asma. Aumenta a resistência às alterações climáticas e poluição atmosférica. Além disso, promove uma melhora da acuidade visual mediante a estimulação dos ductos e glândulas lacrimais. No nível energético, equilibra o fluxo do prana e estimula o Ajña Chakra.

O que diz o texto clássico e os estudos recentes?

“Purifica o crânio e melhora a acuidade da visão, eliminando rapidamente todas as moléstias que possam surgir acima da linha dos ombros”. Verso 30 da II seção da Hatha Yoga Pradípiká.


A prática de Jala Neti é feita na Índia desde os tempos remotos pelos Hatha Iogues. O tratamento natural e ideal para rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias de um modo geral, ronco, apneia, efeitos da poluição do ar e ar condicionado. E ainda ajuda a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros, remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, melhora a oxigenação cerebral, aumenta a capacidade de concentração e memória. Desobstrui a região do Ajna Chakra (terceiro olho) permitindo uma melhor prática de meditação.

Como fazer o Jala Neti ?

Aqueça 300ml de água fltrada ou mineral até ficar levemente morna e adicione uma colher de chá rasa de sal marinho. Coloque a mistura no Lota e introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente. Incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta. Respire pela boca durante todo procedimento. Vá inclinando o Lota para que a água entre pela narina e espere que ela saia pela outra narina. Repita o procedimento para o outro lado. Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados (Kapalabhati).

A água morna tem função vasodilatadora e o sal age como bactericida e anti-séptico. O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites é indicado adicionar duas gotas de extrato de própolis e para rinites alérgicas adicionar três gotas de limão. A solução salina ao se infltrar pelos capilares dos ossos do sinus frontal e seios nasais amolece as crostas do muco ou pus da infecção da sinusite, que estão aderidas, porque os ossos são porosos, e começam a sair na forma de secreção, ou seja, limpeza.

Os fármacos que “secam” a secreção fazem com que ela não saia de lá, por isso o uso continuo da limpeza nasal contribui muito para a melhora das alergias respiratórias. E de uma forma totalmente natural, sem os efeitos colaterais indesejáveis dos fármacos.

Hoje em dia a prática de Jala Neti é indicada à noite, antes de dormir, pelos experientes professores de yoga ocidentais. Uma vez que vivemos em grandes metrópolis e estamos sujeitos à muita poluição atmosférica. A prática pela manhã, desta forma, expõe as mucosas nasais a toda esta poluição.

Precauções

Está prática é contra-indicada para pessoas que sofrem de hemorragias nasais frequentes. Evite fazer o Jala Neti antes de deitar, pois pode permanecer um resquício de água na cavidade nasal que poderá ir para o canal auditivo predispondo uma inflamação. Durante a realização dessa higienização, respire somente através da boca.