DIETA AYURVÉDICA

A dieta ayurvédica pode te ajudar no combate a doenças, perder peso, viver melhor...



O Ayurveda, filosofia médica oriental vinda lá da Índia antiga, tem a ver com o deus Brahma, o criador, que revelou esses ensinamentos para promover o bem da humanidade. A palavra significa “ciência da vida”, e tem como principal conceito o de acreditar que tudo no universo, inclusive o corpo humano, apresenta os cinco elementos da natureza.

“Espaço, ar, fogo, água e Terra se expressam na nossa filosofia pelos Doshas, que são como ‘humores’ que atuam na fisiologia e tendem a causar o desequilíbrio, gerando desarmonias do corpo”.

O principal objetivo da dieta ayurvédica não é a perda de peso, já que as pessoas que a seguem acreditam que ela previne doenças, à medida que melhora o sistema imunológico. "Essa filosofia acredita na antiga teoria ‘mente sã, corpo são’, ou seja, o que acontece no seu corpo, tanto físico quanto emocional, reflete no que você ingere, pensa e faz".

Como funciona?

O uso consciente dos sabores dos alimentos é a regra principal da dieta, que também aposta em reduzir as quantidades de produtos artificiais, corantes e conservantes. Isso tudo será a chave para sincronizar as energias vitais do seu corpo. A dieta se baseia em alimentos antioxidantes, ricos em fibras e com baixo poder de alergenicidade, trazendo diversos benefícios à saúde. Além da prevenção de doenças, alguns especialistas acreditam que ela também seja capaz de prevenir o envelhecimento precoce.

Perder peso acaba vindo como consequência do processo. As reações do corpo variam de pessoa para pessoa, mas como a dieta ayurvédica promove a baixa ingestão de carboidratos e gorduras, ela também ajuda no emagrecimento.

Ela promove um balanço energético negativo, que se caracteriza pela ingestão de calorias menor que o gasto calórico. "As pessoas devem realizar o café da manhã e o jantar com alimentos mais leves, pois o poder de digestão é menor do que no horário do almoço".

O que a sua dieta deveria incluir?

Frutas: maduras e adocicadas são as melhores: banana, cereja, amora, uva, limão, lima, melão, laranja lima, pêssego, abacaxi, ameixa, mamão, abacate e coco.

Vegetais: cozidos com condimentos: aspargo, beterraba, cenoura, pepino, cebola, ervilha, batata doce, abóbora, espinafre, lentilha, azeitona, alho, feijão verde, aipim, inhame, brócolis e couve-flor, algas e bardana.

Cereais: cozidos ou aquecidos: aveia, quinoa, arroz basmati e integral e trigo.

Leguminosas: cozidas com condimentos: lentilhas, ervilhas, feijão moiachi e tofu.

Laticínios: leite orgânico e derivados são bons para Vata: leite de vaca ou de cabra, buttermilk, ghee, queijo minas, coalhada (de preferencia orgânicos).

Alimentos de origem animal: galinha caipira ou frango orgânico, ovos, peixes e frutos do mar, peito de peru.

Condimentos: a maioria dos temperos estão liberados: pimenta, tomilho, cravo, canela, cardamomo, cominho, coentro, alho, gengibre, noz moscada, orégano, hortelã, açafrão, alecrim, cebola, erva doce, manjericão, orégano, salsa, cebolinha e louro.

Oleaginosas: todas estão indicadas, mas com moderação: castanhas, amêndoas, pistache, nozes, gergelim, amendoim e coco.

Óleos: Moderadamente são bons: ghee, gergelim, azeite de oliva e óleo de abacate.

Bebidas: leite de amêndoas, suco natural das frutas sugeridas, leite de soja morno com condimentos, leite de arroz e água de coco.

Chá de ervas: camomila, erva-doce, gengibre fresco, canela, capim limão e hortelã.

Adoçante: açúcar mascavo, rapadura, mel, agave, sucralose e estévia

O que você deveria excluir da dieta?

Frutas: frutas secas, passas, maçã e pera (cruas) e melancia

Vegetais: crus, secos e frios: alface, tomate, brotos, berinjela, batata e saladas.

Cereais: secos, como granola, milho, painço e centeio.

Leguminosas: feijões, soja e azuki.

Latícinios: leite em pó, leite em caixinha, sorvete e iogurte (já que o leite deve ser orgânico).

Alimentos de origem animal: carnes vermelhas, carne de porco e carne de coelho.

Bebidas: evitar estimulantes como álcool, mate, café, refrigerantes, chocolate e chá preto.

Adoçante: evitar doces e produtos com açúcar branco, sacarina e aspartame.