O QUE AYURVEDA TEM A VER COM YOGA

O que Ayurveda tem a ver com Yoga


Yoga e ayurveda são irmãs inseparáveis estão interligadas. Ambas se originaram como parte do grande sistema do conhecimento Védico (Vedas). Ambas são parte da herança espiritual mais remota da humanidade com seus conhecimentos e sabedoria profundos. Ayurveda se desenvolveu em paralelo com a Yoga em seus conceitos primários. Ambas entendem que a saúde do corpo depende da saúde e equilíbrio da mente.

O Ayurveda reconhece que a conexão corpo-mente-espírito é inerente ao ser humano e enxerga o corpo como a “cristalização das tendências mentais repetitivas e antigas” (Dr. David Frawley). Para a Ayurveda, as doenças físicas surgem de fatores como má alimentação, exposição errada à toxinas e o uso equivocado da nossa capacidade mental e espiritual. Também envolve a compreensão de como o corpo funciona (Dosha-Dhatu-Mala) e o efeito digestivo que a comida e medicamentos tem sobre o nosso corpo.


Para essa ciência, os problemas mentais surgem pelo uso errado dos nossos 5 sentidos, pelo estresse e pela acumulação de emoções negativas (e pelo não saber como administrá-las). Segundo a Ayurveda, nós somos compostos de 5 elementos da natureza (terra, água, fogo, ar e éter) que significa que o microcosmo é igual ao macrocosmo. Em outras palavras, tudo que está dentro de nós, em nossas células, é equivalente ao que está no universo.


E para estar em harmonia interna e externa, temos de ter esses 5 elementos equilibrados! Essa ciência fornece uma série de técnicas e rotinas que te ajudam a alinhar esses elementos internamente, evitando assim doenças físicas e distúrbios psicológicos e emocionais.


No Ayurveda, cada um de nós tem uma constituição fisiológica e psicológica básica e única, que chamamos, em Sânscrito, de Doshas, ou biotipos corpo-mente. Eles são o Vata (Ar e Espaço), Pitta (Fogo e Água) e Kapha (Terra e Água). Todos temos esses 3 Doshas dentro da nossa constituição, mas nascemos com 2 deles mais fortemente expressados na nossa personalidade e corpo.


O Ayurveda recomenda diversas formas de trazer todos esses elementos de volta ao equilíbrio, para que você use suas características pra se expressar no mundo e realizar sua missão! Entre as dicas de equilibro entram comidas, óleos essenciais, posições de Yoga, meditações, cores, florais de Bach, exercícios respiratórios, atividades físicas, ervas, entre outros. Na nossa medicina ocidental trabalha muito com a doença (sintoma da doença) como curar determinada doença.


Enquanto o Ayurveda foca na saúde, em como se tornar saudável e uma medicina que trabalha muito mais com seu estilo de vida, na prevenção e promoção a saúde. A integração holística dessas duas modalidades e suas aplicações mútuas, como o uso de ásanas de acordo com as referências Ayurvédicas (biotipos), assim como o auxílio das terapias Ayurvédicas nos tratamentos Yoguicos, proporcionam uma melhor qualidade de vida.


Já o Yoga significa União. União entre corpo, mente e espírito. O Yoga é tão abrangente que pode ser definido como uma ciência, uma filosofia de vida ou um sistema de autoconhecimento profundo e eficaz. Muitas vezes o Yoga é definido como a ciência do desenvolvimento espiritual que tem por objetivo te levar à auto-realização, ou, colocando de forma mais simples, o yoga é um sistema/filosofia de vida que te faz acordar para a sua verdade e com isso permitir a você viver com muito mais tranquilidade, alegria e propósito.

Como definiu sabiamente Patanjali, considerado um dos criadores do Yoga, “Yoga é o desapegar-se das turbulências mentais”. Com isso, mergulhamos na nossa verdadeira essência, no silêncio que acalma, e conseguimos ter uma vida muito mais rica e contente!

Por isso, é importante o instrutor de Yoga ter conhecimento sobre Ayurveda, para que o aluno possa se beneficiar das suas práticas de Yoga com aulas direcionadas ao biotipo individual de cada aluno.

O Ayurveda acredita que nem tudo que é bom, é bom para todo mundo. Ayurveda e Yoga proporcionam auto-conhecimento e responsabilidade com a sua própria saúde e bem estar. Ambos enfatizam que saúde se promove com alimentação adequada, exercícios físicos, psíquicos e estado mental positivo.


Tanto o Ayurveda como o Yoga não é parte de nenhuma religião e pode ser praticado por pessoas de qualquer expressão religiosa.



Namastê!


Letícia Neves


Instrutora de Yoga e terapeuta Ayurveda