Basti externos (a palavra basti significa "represa") são tratamentos profundos, sutis e muito eficazes, e consiste na técnica de se fazer uma "piscina" de massa de trigo ao redor do local que precisa ser tratado, essa "piscina" é preenchida com óleo medicado ou ghee, mantendo na temperatura morna para quente, seguido de massagem local.
Ativa a circulação e pontos marmas, relaxa nervos e músculos, liberando, nutrindo, desbloqueando e tem poder anti-inflamatório e analgésico.
Ativa a circulação e pontos marmas, relaxa nervos e músculos, liberando, nutrindo, desbloqueando e tem poder anti-inflamatório e analgésico.
Pode ser aplicada em diversos locais ( lombar, baixo ventre, centro do peito, joelhos, cervical e olhos) e tem diferentes finalidades dependendo da necessidade.
Kati basti: aplicado na região lombossacral para aliviar lombalgia, dor ciática, hérnia de disco, prolapsos do disco intervertebral, artrite lombo-sacral e outras dores de origem vata na região.
Griva basti: similar ao kati basti, aplicado na região cervical indicado para dores na coluna cervical, rigidez no pescoço e torcicolo.
Janu basti: aplicado nos joelhos indicada para osteoartrose, artrite reumatoide e dores no joelho.
Hridi basti: aplicado no peito é indicado para dores na região do tórax, sensação de aperto no peito, problemas cardíacos, ansiedade e angústia.
Udara basti: aplicado abaixo do umbigo para tratar distúrbios menstruais, tensão pré menstrual, dores na região pélvica e abdominal, constipação, cólicas e gases intestinais.
Netra basti: oleação dos olhos para melhorar o sistema nervoso e problemas como secura, dor ou cansaço nos olhos, melhorando a qualidade da visão e olheiras.